A Farmácia Portuguesa é um dos estabelecimentos mais emblemáticos da cidade do Funchal em grande parte por se encontrar acomodada num prédio classificado e enquadrado no Núcleo Histórico da Sé. A farmácia foi fundada em 1917 por António Andrade Dionísio mais conhecido como o “Andrade”, continuando na família até há bem pouco tempo, pela bisneta do fundador, diretora técnica do estabelecimento até realização da venda.
Instalada num prédio classificado, a Farmácia Portuguesa (Andrade) foi, provavelmente, reconstruída em 1924. Do ponto de vista arquitetónico, trata-se de um edifício de feição historicista cuja fachada apresenta os elementos característicos do ecletismo do primeiro quartel do século XX, com uma exuberante profusão de elementos decorativos.
O interior da farmácia foi remodelado, inclusivamente de acordo com as novas normas europeias de acessibilidade, tendo parte do mobiliário antigo e alguns dos elementos decorativos sido preservados e, uma parte, exposta no laboratório do estabelecimento.